quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SHIATSU

Shiatsu




O Shiatsu é um tipo de trabalho corporal que, na mais elevada expressão, combina aguçada intuição e profundo conhecimento do corpo-mente. O Shiatsu foi criado no Japão a partir de uma síntese entre a massagem chinesa chamada anma e as técnicas ocidentais de manipulação física. Como sistema completo oriental tradicional.
Na técnica do Shiatsu, várias partes do corpo do paciente são alongadas, seguras, ou recebem o peso corporal do praticante para melhorar o fluxo energético, a circulação sanguínea, a flexibilidade e a postura. A pressão e o contato são feitos com as mãos, os polegares, os dedos em geral, os antebraços, os joelhos e os pés, enquanto o paciente fica sentado ou deitado em várias posições. O tratamento tem como objetivo os Canais específicos (meridianos) da sutil energia corporal chamada Ki. Este é a força vital que mantém todas as atividades do corpo, da mente e do espírito.
Embora o significado literal de Shiatsu seja pressão dos dedos, seu espírito é a comunicação através do toque. O Shiatsu que reage às necessidades do paciente não pode ser fruto apenas de habilidade técnica e estudo teórico, Para ser eficaz, ele exige sensibilidade para sentir e influir positivamente sobre a qualidade da vitalidade do paciente. A vitalidade é a base da saúde, refletindo a força e a harmonia da circulação do Ki. O Shiatsu sensível e de apoio tonifica e corrige o fluxo de Ki, ajudando dessa forma a restaurar a vitalidade e prevenir as doenças.
O Shiatsu só pode realmente surtir efeito quando o praticante solta o peso corporal e transmite o Ki sem esforço. O esforço visível por parte do praticante tem como único resultado obstruir o fluxo de Ki e impedir que o paciente relaxe e se abra. O Ki é transmitido naturalmete ao paciente quando a energia do praticante está concentrada e enraizada no baixo-ventre.
Finalmente, a terapia Shiatsu realmente correta depende da compreensão que o praticante tem da medicina oriental tradicional e suas técnicas de diagnóstico. O praticante bem-informado sente-se apto a tratar de pacientes afetados por distúrbios agudos e crônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário